A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇAO INFANTIL
Jandimara
Cristina Paulino da Silva
jandysilva_19@hotmail.com
Maria
Aparecida Valentim Afonso
aparecida.valentim@gmail.com
CCHSA-
UFPB – Bananeiras
Resumo:
O
presente artigo tem como objetivo contribuir com discussões relativas à
importância da literatura na educação infantil, bem como investigar como a
contação de histórias se realiza na prática pedagógica. Para tanto realizamos
uma pesquisa qualitativa com cinco professoras atuantes na educação infantil no
município de Bananeiras – PB. Dentre as questões que orientaram nosso estudo
destacamos: qual a importância de se trabalhar a contação de histórias na
educação infantil? Que tipo de livros de histórias utiliza? Que materiais a
escola disponibiliza para apoiar a leitura? O referencial teórico para as
discussões da temática apoiou-se nos estudos de Abramovich, Craidy, Serra,
Zilberman e dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, dentre
outros. Os resultados da pesquisa nos fizeram refletir sobre a importância da
presença da literatura infantil na sala de aula e sua valorização como apoio à
contação de histórias, bem como sobre sua indiscutível contribuição para a
formação de leitores.
A IMPORTÂNCIA
DO ENSINO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carlos
Eduardo de Souza
Maria
Carolina Leme Joly
Resumo: Esse artigo é o
resultado da monografia em Licenciatura em Música. Foi desenvolvido na Unidade
de Atendimento a Criança da UFSCar/São Carlos com crianças de cinco anos em
aulas de Musicalização Infantil. Na introdução foi destacada a importância e
significado da música para o ser humano, o processo de musicalização infantil
na escola. O referencial teórico foi baseado em educadores musicais como
Gainza, Penna, Joly, Fonterrada, Brito, Hentschke, Del Bem, além do Referêncial
Curricular para Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação,
em que o professor/ pesquisador por meio da reflexão na ação e da reflexão após
a ação, buscou melhorar sua prática e consequentemente o processo de ensino e
aprendizagem dos alunos. Na análise dos dados e considerações finais são
destacadas aprendizagens musicais e sociais como: canto, apreciação musical,
movimento, dança e brincadeiras, respeito, compreensão do outro, cumprimento de
regras e aquisição de valores culturais.
A IMPORTÂNCIA DA
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 5ANOS
Adriana Rodrigues
Gonçalves
Geyza Mara
Siqueira
Thiago Palma
Sanches
Orientador
Profª Ms
Denise Rocha Pereira
Lins/
SP 2009
Resumo: A música não precisa ser explicada,
ela tem um fim em si mesma. Este artigo tem por finalidade investigar se a
música pode ser um instrumento de auxílio no desenvolvimento infantil, em salas
de pré-escolas. Procurou-se investigar a forma como o professor vê e utiliza a
musica com crianças de cinco e seis anos. A metodologia utilizada foi à
pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos questionários aplicados.
Concluiu-se até o momento que a música pode ser instrumento de auxílio no
trabalho pedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de
trabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui
para o desenvolvimento integral do ser.
A ARTE DE
CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL O PAPEL DO PROFESSOR MEDIADOR?
MARILENE
ROMA SOUZA ARAUJO
JUAREZ
MOREIRA DA SILVA JUNIOR
Resumo: Na Educação
Infantil as histórias fazem parte essencial no desenvolvimento físico,
psicológico e social das crianças. São momentos únicos de reflexão e
encantamento que estabelece relações com a imaginação e o mundo em que vive,
construindo assim saberes e experiências. E para entrar em contato com essas
histórias, a criança necessitará da mediação de um profissional consciente da
arte de contar histórias e que na maioria das vezes é o professor de sala de
aula que faz esse papel, e que será na realidade a chave para esse mundo
encantador de ouvir e contar histórias. Diante disso, o presente artigo traz
como objetivos identificar o papel desse Professor/mediador e a importância das
ilustrações no ato da narrativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica entre escritores renomados como: Jonas Ribeiro, Maria Alice
Faria, e Marta Morais da Costa, e em documentos norteadores que fundamentam a
prática da leitura na educação numa perspectiva reflexiva e qualitativa.
Durante a pesquisa, foram observados alguns pontos de reflexões que levaram a
perceber como resultado que o papel do mediador não é só mediar as histórias
mas, estar envolvido nela a ponto de estabelecer relações significativas para
quem as ouve, mantendo um compromisso com a leitura de forma a prepará-la
antecipadamente para depois contá-las demostrando assim, um certo entrosamento
com a leitura e além disso, consolidou a importância das ilustrações no momento
de narrar as histórias no sentido de estabelecer para os ouvintes várias
possibilidades de interpretações.
A IMPORTÂNCIA DA
MÚSICA NA APRENDIZAGEM
Carina de Faveri Ongaro
Cristiane de Souza Silva
Sandra Mara Ricci
Resumo: Este artigo apresenta a importância da música no processo de ensino
aprendizagem, sua aplicação e seus benefícios no desenvolvimento do indivíduo.
A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela
desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele
possui para assimilar a mesma. O objetivo do artigo é mostrar que a música não
é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que
pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o
indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo
que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.
ONGARO, Carina de Faveri. SILVA, Cristiane de Souza. RICCI, Sandra Mara. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM
Disponível em: ttp://www.alexandracaracol.com/Ficheiros/music.pdf
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