Artigo

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇAO INFANTIL

Jandimara Cristina Paulino da Silva
jandysilva_19@hotmail.com
 Maria Aparecida Valentim Afonso
aparecida.valentim@gmail.com
CCHSA- UFPB – Bananeiras
 
Resumo: O presente artigo tem como objetivo contribuir com discussões relativas à importância da literatura na educação infantil, bem como investigar como a contação de histórias se realiza na prática pedagógica. Para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa com cinco professoras atuantes na educação infantil no município de Bananeiras – PB. Dentre as questões que orientaram nosso estudo destacamos: qual a importância de se trabalhar a contação de histórias na educação infantil? Que tipo de livros de histórias utiliza? Que materiais a escola disponibiliza para apoiar a leitura? O referencial teórico para as discussões da temática apoiou-se nos estudos de Abramovich, Craidy, Serra, Zilberman e dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, dentre outros. Os resultados da pesquisa nos fizeram refletir sobre a importância da presença da literatura infantil na sala de aula e sua valorização como apoio à contação de histórias, bem como sobre sua indiscutível contribuição para a formação de leitores. 
 
 

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 
Carlos Eduardo de Souza
Maria Carolina Leme Joly
 
Resumo: Esse artigo é o resultado da monografia em Licenciatura em Música. Foi desenvolvido na Unidade de Atendimento a Criança da UFSCar/São Carlos com crianças de cinco anos em aulas de Musicalização Infantil. Na introdução foi destacada a importância e significado da música para o ser humano, o processo de musicalização infantil na escola. O referencial teórico foi baseado em educadores musicais como Gainza, Penna, Joly, Fonterrada, Brito, Hentschke, Del Bem, além do Referêncial Curricular para Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-ação, em que o professor/ pesquisador por meio da reflexão na ação e da reflexão após a ação, buscou melhorar sua prática e consequentemente o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Na análise dos dados e considerações finais são destacadas aprendizagens musicais e sociais como: canto, apreciação musical, movimento, dança e brincadeiras, respeito, compreensão do outro, cumprimento de regras e aquisição de valores culturais.
SOUZA, Carlos Eduardo de. JOLY, Maria Carolina Leme. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/180/106
 

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 5ANOS

 
Adriana Rodrigues Gonçalves
Geyza Mara Siqueira
Thiago Palma Sanches
Orientador
Profª Ms Denise Rocha Pereira
Lins/ SP 2009
 
Resumo: A música não precisa ser explicada, ela tem um fim em si mesma. Este artigo tem por finalidade investigar se a música pode ser um instrumento de auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas. Procurou-se investigar a forma como o professor vê e utiliza a musica com crianças de cinco e seis anos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos questionários aplicados. Concluiu-se até o momento que a música pode ser instrumento de auxílio no trabalho pedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do ser.
GONÇALVES, Adriana Rodrigues. SIQUEIRA, Geyza Mara. SANCHES, Thiago Palma. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 5ANOS Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC17041175855.pdf
 
 
 

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL O PAPEL DO PROFESSOR MEDIADOR?

 
MARILENE ROMA SOUZA ARAUJO
JUAREZ MOREIRA DA SILVA JUNIOR
 
Resumo: Na Educação Infantil as histórias fazem parte essencial no desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças. São momentos únicos de reflexão e encantamento que estabelece relações com a imaginação e o mundo em que vive, construindo assim saberes e experiências. E para entrar em contato com essas histórias, a criança necessitará da mediação de um profissional consciente da arte de contar histórias e que na maioria das vezes é o professor de sala de aula que faz esse papel, e que será na realidade a chave para esse mundo encantador de ouvir e contar histórias. Diante disso, o presente artigo traz como objetivos identificar o papel desse Professor/mediador e a importância das ilustrações no ato da narrativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica entre escritores renomados como: Jonas Ribeiro, Maria Alice Faria, e Marta Morais da Costa, e em documentos norteadores que fundamentam a prática da leitura na educação numa perspectiva reflexiva e qualitativa. Durante a pesquisa, foram observados alguns pontos de reflexões que levaram a perceber como resultado que o papel do mediador não é só mediar as histórias mas, estar envolvido nela a ponto de estabelecer relações significativas para quem as ouve, mantendo um compromisso com a leitura de forma a prepará-la antecipadamente para depois contá-las demostrando assim, um certo entrosamento com a leitura e além disso, consolidou a importância das ilustrações no momento de narrar as histórias no sentido de estabelecer para os ouvintes várias possibilidades de interpretações.
ARAUJO, Marilene Roma Souza. A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL O PAPEL DO PROFESSOR MEDIADOR?. Disponivel em: http://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/888/1/A%20arte%20de%20contar%20hist%C3%B3rias%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil%203.pdf
 
 
 

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM

 
Carina de Faveri Ongaro
Cristiane de Souza Silva
Sandra Mara Ricci
 
Resumo: Este artigo apresenta a importância da música no processo de ensino aprendizagem, sua aplicação e seus benefícios no desenvolvimento do indivíduo. A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma. O objetivo do artigo é mostrar que a música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.
ONGARO, Carina de Faveri. SILVA, Cristiane de Souza. RICCI, Sandra Mara. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA APRENDIZAGEM Disponível em: ttp://www.alexandracaracol.com/Ficheiros/music.pdf

 

 
 
 

 

 
 


 


 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

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