sábado, 3 de agosto de 2013

Escolha do tema


Escolhemos esse tema porque muitas vezes vivenciamos a utilização da música e da contação de historias na sala de aula, mas, pra que serve? Então resolvemos pesquisar esse tema para buscar fundamentação que justifique essa prática, pois sabíamos que alguma utilidade deveria ter para o desenvolvimento da criança. Embora nem sempre os professores usem a música ou as historinhas como instrumentos pedagógicos, que geralmente são usados apenas como forma de passar o tempo, ou de distração para entreter as crianças e que não fazem um planejamento, para fazer uso desses instrumentos com um objetivo, visando o desenvolvimento motor e global da criança. A música e as historinhas infantis cantadas e contadas em sala são instrumentos de ensino-aprendizagem, a música se bem trabalhada pode influenciar positivamente no desenvolvimento da motricidade global da criança, das noções de: direita e esquerda, de espaço, de conhecimento do corpo, de cima e de baixo, dependendo da música o professor pode trabalhar diversos aspectos. Com a contação de história também se pode trabalhar diversos aspectos como: a imaginação da criança, a relação do que se conta com a realidade, o intelectual da criança, as expressões verbais e corporais e muitas outras. São instrumentos essenciais ao ensino nas escolas, o uso da música e das histórias nas escolas facilita no ensino-aprendizagem, sem falar que eles são vivenciados por todas as crianças desde seu nascimento, a mãe canta e conta para a criança dormir, são práticas do nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário