domingo, 28 de julho de 2013

"Na atualidade podemos observar o crescimento qualitativo dos livros de literatura infantil com uma diversidade de textos que ajudam a prática educativa do professor, sendo instrumento fundamental para apoiar a atividade de contação de histórias. O professor, na sala de aula pode mediar, inicialmente, o contato da criança com o livro e com as histórias, mesmo antes de a criança saber ler. É a voz do professor, sua habilidade ao contar , sua performance de contador que apresenta as histórias e com ela consegue desenvolver na criança a capacidade de ouvir". (SILVA e AFONSO, p.4)


Ao trabalha com a música em sala de aula, "o corpo torna-se um aliado no processo de ensino aprendizagem musical, proporcionando por meio dos diferentes movimentos oportunidades para o aprendizado. Por meio desse recurso podemos desenvolver atividades que envolvam a percepção e interiorização do ritmo, intensidade e altura, trabalhar com a forma musical e também desenvolver a expressividade das crianças". (SOUZA E JOLY, P.99)


 


A música provoca bem estar na criança, podemos observar quando uma criança chora e coloca-se uma música suave ela para de chorar ou quando colocamos uma criança para dormir cantando música de ninar e ela vai adormecendo, trabalhar com a música na educação infantil permite a criança ter um movimento livre, se expressar através da música, por isso é importante trabalhar a música como um instrumento pedagógico e não apenas em datas comemorativas, o professor deve também deixar a criança livre para se movimentar e não prenda-la a uma coreografia.


O professor precisa criar formas de contar histórias, utilizando ferramentas que chame a atenção das criança, como: fantoches, fantasias, máscaras, utilizar também a mimica a encenação, pois contar história é um abito do nosso cotidiano, para compartilhar nossa vivencias e experiências. ouvir história leva a criança a imaginar o que está sendo contado.